quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Chuvaradas e pancadões

Zeus.jpg
Imagem: https://www.google.com.br/search?q=zeus&biw=1093&bih=534&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiL06m90KrRAhUGx5AKHdsDAGMQ_AUIBigB#q=zeus&tbm=isch&tbs=isz:l&imgrc=P68YuiOXJSEgoM%3A

Chuvaradas e pancadões
A vulgarização da meteorologia
PDF 803


A televisão no intuito de popularizar a informação, vem vulgarizando os conceitos da meteorologia. Chuvaradas e pancadões são anunciados na previsão do tempo, uma condição meteorológica prevista de acontecer em um tempo futuro. E no noticiário de um tempo passado, com intempéries em cidades e ruas, mostram inundações provenientes de precipitações não esperadas, por um acumulado coletado em um determinado período. Acontece uma maior incidência de raios, atingindo pessoas em locais descampados. Resultado do excesso de pessoas com uma tecnologia em mãos, e facilidade de informação, qualquer imagem em um celular pode virar notícia. Em outros lugares as secas prolongadas.

O homem vem ao longo dos anos alterando o ambiente, com aumento da população e devastação de áreas verdes. Veio ao longo dos anos trabalhando com informações meteorológicas acontecidas, registradas e arquivadas. Criou estações meteorológicas para coletar informações, inseridas em cartas e mapas para ter uma visão continental. Fazendo parte de contexto global, com troca de informações entre os países, um acordo em tempos de paz. E por meio de cálculos, percentuais e repetições foi fazendo uma previsão de tempo com alguma margem de acerto, baseado em arquivos climatológicos, e análises de cartas.

Mas com a alteração dos ambientes novos parâmetros, agora artificiais foram contribuindo para um novo resultado de tempo. Resultados que não se comportam com informações coletadas e arquivadas. A urbanização com cimento e asfalto, junto com os carros e com eliminação de gases poluentes, provocam uma outra condição atmosférica com o movimento global da atmosfera. E com a mudança da mistura atmosférica, com a adição excessiva de gases poluentes, tem uma condição imprevisível. Somente radares e olhares atentos podem avaliar uma alteração da condição atmosférica em um curto espaço de tempo. Os satélites meteorológicos mostram fotos e imagens da aproximação de uma frente fria, deslocando-se no continente. Os radares com um alcance menor, mas podem informar o que se aproxima de uma cidade. Mas já existem satélites com alta definição sob o controle de poucos cientistas e países. Profetas e povos, magos e profecias.

Uma reação em cadeia difícil de análise e metrificação. A devastação de florestas para a retirada de minérios, exploração de petróleo e extração de borracha, tudo para construir automóveis, com sede de combustível. A construção de cidades como local das moradias de trabalhadores de todo seguimento para a montagem de automóveis, da economia primária com extração e transporte de minérios até uma siderúrgica que transforme os minérios em chapas, para diversas indústrias de eletrodomésticos, que facilitam os serviços domésticos nas casas dos trabalhadores, da industria e comercio. Tendo a indústria automobilística como principal parâmetro da economia, onde acontece uma economia de oferecimento de serviços; vendas, seguros e financiamentos, destinados e controlados por países estrangeiros. O povos sem pátria as multinacionais.. Assistência técnica e reparos do que foi produzido, uma nova geração de renda, royalties e dividendos, com a exclusividade da marca.

Enquanto a meteorologia e a climatologia não conseguem identificar e coletar os novos dados para atualizar seus bancos de dados e fazer novos estudos para previsões mais precisas, o noticiário não vem valorizando seus conceitos e suas ideias, reconstruindo a ideia que previsão de tempo é impossível, tornando os meteorologistas e a meteorologia, como propagadores de mentiras, acertando com a pura sorte. Em contrapartida no momento atual,  os congressos e simpósios meteorológicos buscam ajuda de informações do homem do campo com seu conhecimento chamado de empírico.

O mundo é controlado por satélites, que captam informações e imagens. Os novos deuses do olimpo estão circulando no céu observando tudo que acontece, decidindo quem pode ter a informação e o conhecimento. Poucos na terra possuem um contato direto com os deuses em órbita, e poucos podem entender suas mensagens. Dos que possuem o dom, a técnica e a tecnologia, para obter informações dos deuses, podem usar este conhecimento como estratégia de domínio.

Texto semelhante:

Dia da “METEROLOGIA”



Em 05/01/2017

Roberto Cardoso (Maracajá)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Técnico em Meteorologia
Blog do Maracajá #BLOGdoMaracajá
Fórum do Maracajá #FORUMdoMaracajá

Assinatura blog forum.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário